(*) Wan Yu Chih, julho de 2025.
Na WPLEX, uma das características que mais valorizamos em nossos produtos é a capacidade de transformar dados complexos em visualizações claras para o usuário. Estamos sempre em busca de referências que ampliem nossa visão e tragam novas ideias. O livro "The Visual Display of Quantitative Information", de Edward Tufte, um clássico da área, traz, logo na capa, um gráfico que chama a atenção: um quadro de marcha de trens do século XIX.
Esse tipo de diagrama mostra as estações ao longo de uma linha férrea no eixo vertical e as horas do dia no eixo horizontal. Cada viagem é representada por uma linha inclinada, traçada com o auxílio de uma régua deslizante com esquadro, que permitia visualizar o deslocamento do trem no tempo e no espaço. Com esse simples recurso visual, era possível saber onde estava cada trem, a sua velocidade e onde faria as paradas.
Na época, a maioria das linhas ferroviárias operava em via singela. Para os despachantes de tráfego, era fundamental ter uma visão clara dos trens em ambos os sentidos. Um cruzamento de linhas indicava risco de colisão, possibilitando ajustes corretivos nos horários.
O gráfico foi inventado em 1846 pelo francês Charles Ybry, encarregado de gerenciar o tráfego na rota de Paris-Rouen. O método foi revolucionário porque não se destinava apenas a exibir a programação horária dos trens, mas a planejar a própria operação em si.
Em um artigo anterior, contei como desenvolvi, na CMTC de São Paulo, um método gráfico para programação da operação de ônibus (“Do papel à realidade: A jornada da programação horária de linhas de ônibus”, janeiro de 2025). A ideia surgiu após conhecer o modelo utilizado pela RATP de Paris - que por sua vez nasceu justamente do gráfico de Charles Ybry.
O diagrama de Ybry permanece em uso até hoje, integrado aos modernos sistemas de gestão de tráfego ferroviário e de ônibus, como os da WPLEX. Sua simplicidade permite uma compreensão rápida,e sua robustez garante eficácia, mesmo depois de quase 200 anos.
(*) O autor é diretor de negócios da WPLEX Software, empresa catarinense que atua há mais de 25 anos no desenvolvimento de soluções inteligentes de otimização de horários e escalas para transporte público.
A WPLEX é uma empresa catarinense líder em soluções inovadoras para a otimização da operação de sistemas de transporte público. Nossas tecnologias abrangem desde a otimização de horários e escalas até o monitoramento de frotas e informação ao passageiro, garantindo uma operação precisa e eficaz.
Oferecemos um amplo conjunto de serviços de pós-venda para apoiar nossos clientes, incluindo suporte técnico via Help Desk, workshops e treinamentos. Além disso, disponibilizamos um serviço de mentoria, trabalhando lado a lado com o cliente, para identificar as melhores soluções com o uso da ferramenta.
Temos orgulho de ajudar a movimentar milhões de pessoas diariamente em diversos estados do Brasil, evidenciando nosso compromisso com a eficiência que move pessoas.