Notícias

Desenvolvendo novos caminhos com tecnologia e inovação.

Saiba mais

A WPLEX trabalha para melhorar a mobilidade de passageiros nas cidades, desenvolvendo e fornecendo soluções de sistemas inteligentes de transporte.



work

Retorno à normalidade

25 de maio de 2020

Enquanto aguardam o retorno à normalidade do transporte público nas cidades brasileiras, alguns clientes estão aproveitando para melhorar a produtividade de seus processos, como é o caso do Grupo Melissatur do Paraná, que reuniu técnicos de diversas áreas e filiais para um seminário interno por teleconferência. Melissa Klafke, Gerente de Engenharia do Grupo, explicou que o objetivo buscado foi a melhoria do processo interno de geração da escala de tripulantes e, para isso, contou com a participação de técnicos da área de Customer Success da WPLEX.




work

Soluções WPLEX durante a pandemia

29 de abril de 2020

As soluções WPLEX tornaram-se imprescindíveis no planejamento e controle da operação nas cidades em que o transporte público continua funcionando, visando o distanciamento social no interior dos veículos. Nelas, o trabalho dos clientes tem sido incessante para a readequação da oferta. Segundo David Longbloed, Gerente de Planejamento do Grupo Piracicabana da Baixada Santista, em abril, foram feitas mais de 400 reprogramações, modificando viagens, frota e tripulação para as linhas de ônibus operadas pela empresa. Somente na primeira quinzena, todas as linhas do Grupo tiveram as programações refeitas por duas vezes.




work

COVID-19 no Brasil

20 de março de 2020

Nesse momento crítico que aflige o mundo e as cidades brasileiras, a WPLEX se une à todos nas medidas de distanciamento social, para a contenção do coronavírus. O trabalho vem sendo desenvolvido de forma remota pelos colaboradores, assim como atendimento aos clientes. As atividades presenciais estão interrompidas e serão retomadas tão logo forem liberadas pelas autoridades.




work

Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC

03 de fevereiro de 2020

A WPLEX estabeleceu acordo de cooperação técnica com o Observatório da Mobilidade Urbana da Universidade Federal de Santa Catarina. O Observatório tem a missão de promover estudos e debates sobre o tema da mobilidade urbana, com as melhores experiências nacionais e mundiais no setor, e acompanhar a evolução das políticas públicas na Região Metropolitana de Florianópolis na área da mobilidade, Uma de suas principais atividades vem sendo apoiar o projeto PLAMUS - Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis, com diagnósticos e diretrizes sobre a estrutura da mobilidade na região.




work

Cartão postal de Florianópolis

28 de janeiro de 2020

Após 38 anos anos da passagem do último ônibus pela ponte Hercílio Luz, ela foi reaberta ao público ontem, após um longo processo de restauração. A ponte é o símbolo de Florianópolis e de Santa Catarina e é a mais longa do Brasil. Priorizando a mobilidade urbana, trafegarão somente ônibus, bicicletas e pedestres. Os ônibus são monitorados por GPS e os horários são informados em tempo real por app, com soluções fornecidas pela WPLEX.




work

Python Floripa 2020

24 de janeiro de 2020

O engº Renan Eccel, Analista de Pesquisa Operacional da WPLEX Software, proferiu ontem palestra destaque no Python Floripa 2020, evento que reuniu os desenvolvedores de software na linguagem Python da Grande Florianópolis. O engº Eccel falou sobre a otimização de decisões por meio de algoritmos matemáticos programados em Python.




work

WPLEX palestra no mestrado em transportes da UFSC

12 de dezembro de 2019

O Diretor de Projetos da WPLEX Software, engº Wan Yu Chih, proferiu palestra ontem na aula final do curso de Gestão de Transportes e Frotas do programa de mestrado em engenharia de transportes da Universidade Federal de Santa Catarina. Na ocasião, ele contou como a Internet das Coisas e a Pesquisa Operacional são utilizadas pela WPLEX no desenvolvimento de soluções de ITS e Smart Mobility para a gestão da mobilidade em cidades brasileiras.




work

Hands-ON 2019

9 de novembro de 2019

Gerentes e técnicos de 16 empresas usuárias do software WPLEX-ON de programação horária estiveram nos dias 7 e 8 de novembro na sede da WPLEX em Florianópolis, participando do Hands-ON 2019. Nesse workshop, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos de estatística e dimensionamento de frotas através dos algoritmos matemáticos da ferramenta, em um clima bastante animado de competição entre equipes.




work

WPLEX em Minas

24 de outubro de 2019

A WPLEX concluiu acordo de fornecimento das soluções WPLEX-ON e WPLEX-EP com a Empresa São Gonçalo para o planejamento da operação da frota e escala de tripulação. Com sede em Contagem, MG, e uma frota de 300 ônibus, a empresa, que tem 65 anos de atividade, opera as linhas municipais de Contagem e linhas do sistema metropolitano de Belo Horizonte.




work

Serviço de ônibus on-demand por aplicativo

30 de setembro de 2019

Começou a funcionar em São Paulo o serviço de ônibus por aplicativo UBus e cobrança por cartão de crédito. O serviço liga São Bernardo do Campo à região da Berrini na zona sul de São Paulo e é realizado por 15 ônibus com ar condicionado e poltronas reclináveis. A iniciativa é da Metra - Sistema Metropolitano de Transportes e a frota é monitorada com a solução WPLEX-CO.




work

51º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional

9 de setembro de 2019

A WPLEX participou do 51º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional apresentando o trabalho "Problema de Particionamento de Operação de Veículos entre Empresas de Transporte Coletivo", de Renan Eccel, Sylvain Fournier, Éder Pinheiro e Eduardo Hülse. O evento realizado entre 2 a 6 de setembro, em Limeira, SP, foi promovido pela SOBRAPO - Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional.




work

Grupo Ingá adota a solução WPLEX-ON

12 de agosto de 2019

O Grupo Ingá, com suas empresas Auto Lotação Ingá e Transportes Peixoto, operadoras do sistema municipal e intermunicipal de Niterói, firmou contrato de utilização do software WPLEX-ON de programação horária de transporte de passageiros por ônibus. Com isso, a WPLEX aumenta a sua presença na antiga capital fluminense.




work

6th Summer School on Data Assimilation

5 de agosto de 2019

O engenheiro Eduardo Otte Hulse da WPLEX participou do 6th Summer School on Data Assimilation, na Universidade de Timisoara na Romênia. Durante duas semanas, especialistas do mundo inteiro ficaram reunidos para discutir técnicas de previsão de fenômenos naturais através de modelos matemáticos e sensoreamento remoto. Essa é mais uma iniciativa em pesquisa da WPLEX para otimizar os algoritmos de previsão de horários de chegada em tempo real.




work

Prêmio inovação em mobilidade da revista Automotive Business

16 de julho de 2019

O app PartiuSBC de informação ao passageiro de São Bernardo do Campo, SP, recebeu o prêmio inovação em mobilidade da revista Automotive Business, agora em sua 9ª edição. Lançado há dois anos, o app já superou a marca de 150.000 downloads. A solução foi desenvolvida e fornecida pela WPLEX à SBCTrans, operadora de transporte da cidade.




work

WPLEX. Agora na Springer-Verlag.

24 de junho de 2019

O trabalho “Tradeoff Between Processing Time and Solution Quality for an A*-Guided Heuristic Applied to a Multi-Objective Bus Passenger Trip Planning Problem” apresentado pela WPLEX no CASPT 2018 - Conference on Advanced Systems in Public Transport and Transit Data, em Brisbane, Austrália, foi publicado pela prestigiosa editora alemã Springer-Verlag.




work

Vera Cruz contrata a WPLEX

28 de março de 2019

A Viação Vera Cruz contratou a solução WPLEX-ON de programação horária para o planejamento de viagens e operação da frota e tripulação. Com sede em Duque de Caxias, RJ, e uma frota de 125 ônibus, a Vera Cruz opera as linhas intermunicipais que ligam o município à cidade do Rio de Janeiro. A solução será operada pela Otimizar Informática, parceira WPLEX desde 2002.




work

Primeiro ônibus articulado movido 100% a bateria do mundo

12 de fevereiro de 2019

O primeiro ônibus elétrico brasileiro movido 100% a bateria é também o primeiro ônibus articulado do mundo movido a bateria. O veículo é fabricado pela Eletra com tecnologia da Mitsubishi, e operado pela Metra - Sistema Metropolitano de Transportes. As 14 baterias necessitam de três horas para serem recarregadas totalmente e, ao final de cada viagem, o ônibus recebe uma carga rápida enquanto os passageiros embarcam. O veículo é totalmente silencioso e não emite poluentes. Sua operação é programada e monitorada com as soluções WPLEX.




work

Diastur contrata a WPLEX para o transporte escolar

31 de janeiro de 2019

A Diastur Turismo, empresa especializada no transporte escolar do ABC Paulista, contratou a solução de monitoramento de frotas WPLEX-CO para o atendimento das escolas municipais de Santo André, SP. Com isso, ela estará fornecendo um transporte ainda mais seguro e pontual para os alunos no trajeto entre casa e escola.




work

Startups têm soluções que melhoram a mobilidade

11 de dezembro de 2018

Na capital catarinense, a IoT possibilita que os usuários de transporte coletivo se informem sobre o horário de chegada de todos os 534 ônibus da frota, por meio do aplicativo FloripanoPonto. O sistema, desenvolvido pela WPLEX, também está disponível em São Bernardo do Campo e Guarujá, SP. Para o fundador da empresa, Wan Yu Chih, uma das tendências de evolução tecnológica na área é a cobrança de tarifa pelo transporte intermodal via celular e o MaaS, Mobilidade como Serviço, na sigla em inglês. Notícia publicada no jornal Valor Econômico.




work

XX Semana de Computação da UDESC

24 de setembro de 2018

Nos dias 17 a 21 de setembro, aconteceu em Joinville a XX Semana da Computação da UDESC - Universidade Estadual de Santa Catarina. O engº Eduardo Hulse esteve representando a WPLEX, e falou sobre a Internet das Coisas e suas aplicações na mobilidade das cidades.




work

Ferramentas ajudam empresas na redução de custos e aumento da produtividade

14 de setembro de 2018

Wan Yu Chih, diretor de Projetos da WPLEX, que atende cerca de 25 empresas do Estado do Rio, entre elas Nossa Senhora do Amparo, Pendotiba, Grupo Mauá, Coesa, Ponte Coberta, Glória e Consórcio Transoceânico, defende que o mais importante para o usuário é encontrar a solução ideal de tecnologia para fazer a gestão de sua frota. “Nosso diferencial são os algoritmos. O objetivo é gerar uma programação bem planejada que seja utilizada para gerar eficiência do serviço prestado e satisfação para o usuário”. Notícia publicada na Revista Ônibus da Fetranspor




work

50º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional

17 de agosto de 2018

A WPLEX participou do 50º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional com o trabalho "Restrição de trocas de linhas no problema de programação de ônibus em um modelo de fluxo de custo mínimo", de Eder Pinheiro, Eduardo Hulse e Sylvain Fournier. O evento realizado entre 6 a 9 de agosto, no Rio de Janeiro, foi promovido pela SOBRAPO - Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional.




work

Grupo Rio Ita contrata a WPLEX

02 de agosto de 2018

O Grupo Rio Ita - um dos maiores grupos empresariais do Brasil - firmou contrato com a WPLEX para o fornecimento das soluções WPLEX-ON de programação horária e WPLEX-EP de escala periódica de tripulação. Com uma frota total de mais de 1100 ônibus, o grupo é formado pelas empresas Rio Ita, Expresso Rio de Janeiro, Expresso Tanguá, Auto Ônibus Fagundes, Transturismo Rio Minho e Auto Viação Tanguaense, e atende a Baixada Fluminense, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Nova Friburgo, entre outros.




work

WPLEX no CASPT 2018 em Brisbane

24 de julho de 2018

A WPLEX marca presença no CASPT 2018 - Conference on Advanced Systems in Public Transport and Transit Data. Sylvain Fournier, Gerente de Pesquisa Operacional, e Fábio Engleitner, Gerente de Desenvolvimento da WPLEX, estão participando do evento e apresentaram o trabalho “Tradeoff Between Processing Time and Solution Quality for an A*-Guided Heuristic Applied to a Multi-Objective Bus Passenger Trip Planning Problem”. O evento acontece entre os dias 23 e 25 de julho em Brisbane, na Austrália, e reúne pesquisadores e especialistas do mundo inteiro.




work

Pontos de ônibus de Florianópolis terão QR Code

07 de julho de 2018

Mesmo quem não usa o aplicativo pode saber em tempo real quanto tempo falta para o próximo ônibus. Nesta semana, o Consórcio Fênix instalou adesivos com QR Code em 15 abrigos de ônibus de Florianópolis. Os QR codes redirecionam a uma página web que mostra os próximos horários e linhas que passam pelo local. Basta acionar a câmera do smartphone, apontá-la para o código e possuir conexão com internet ativa. A intenção é que mesmo o usuário não frequente possa ter acesso às informações em tempo real do transporte coletivo. O teste inicia em 15 abrigos com grande fluxo de passageiros, como shopping centers e universidades. Validado o projeto piloto, os QR codes serão aplicados nos 1.070 abrigos de Florianópolis. A solução tecnológica foi fornecida pela WPLEX.




work

Treinamento Hands on de usuários avançados WPLEX-ON

19 de junho de 2018

Gerentes e técnicos de planejamento de 30 empresas de ônibus estiveram na sede da WPLEX Software, nos dias 14 e 15 de junho, para o treinamento de usuários avançados do software WPLEX-ON de programação horária de transporte urbano. Aproveitando o clima de Copa do Mundo, os participantes aprofundaram os conhecimentos de parametrizações do software e competiram entre si resolvendo problemas de determinação de oferta pela demanda e dimensionamento de tripulações, através dos algoritmos matemáticos da ferramenta.




work

Volvo Ocean Race em Itajaí

02 de maio de 2018

Para a edição 2018 da Volvo Ocean Race em Itajaí, a Volvo disponibilizou dois ônibus híbridos, que combinam motores elétricos e diesel, para o transporte gratuito do púbico para a vila da regata. A operação dos veículos aconteceu em parceria com a empresa Transpiedade de Itajaí, SC, e foi programada com o software WPLEX-ON.




work

Seletivo lança app para previsão de horário em tempo real dos ônibus

17 de abril de 2018

Desde ontem, os usuários do transporte Seletivo de Santos, litoral de São Paulo, já podem baixar o app "Seletivo Fácil Santos" para saber em tempo real a previsão de chegada dos ônibus no local de embarque. De acordo com a Prefeitura, o objetivo é oferecer agilidade e praticidade na utilização do serviço, permitindo que os passageiros possam se programar para realizar o embarque no horário de seu interesse, diminuindo o tempo de espera. O aplicativo permite que os usuários salvem seus locais favoritos, para facilitar as buscas. Com o alerta ativado, o aplicativo avisa o usuário minutos antes da chegada do ônibus ou do destino desejado. O app foi desenvolvido pela WPLEX para a Guaiúba Transportes, operadora do transporte seletivo de passageiros de Santos.




work

Viação Marechal adota o software WPLEX-ON

06 de fevereiro de 2018

A Auto Viação Marechal de Brasília fechou contrato de utilização do software WPLEX-ON de programação horária para o planejamento da operação da frota e tripulação. Com 132 linhas e uma frota de 463 veículos, a empresa atende diariamente 180.000 passageiros no Distrito Federal.




work

WPLEX agora em Itajaí

20 de novembro de 2017

A partir de agora, o sistema de transporte coletivo de passageiros de Itajaí passará a ser programado com a solução WPLEX-ON. O contrato de fornecimento foi fechado com a Transpiedade Itajaí, operadora exclusiva de transporte da cidade catarinense de 200.000 habitantes, famosa por seu porto.




work

Franklin Cascaes em História em Quadrinhos

17 de novembro de 2017

Em 16 de outubro, saiu o livro de história em quadrinhos “O Fadólico” do designer Maurício Paiva, formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. O livro traz contos de Franklin Cascaes, folclorista que deixou um legado inestimável para a preservação da cultura açoriana na Ilha de Santa Catarina. Exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente em escolas, bibliotecas e universidades do estado. Maurício estagiou na área de design da WPLEX, que por sua vez apoiou o projeto através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Florianópolis.




work

Nova Friburgo agora com a WPLEX

09 de outubro de 2017

A WPLEX firmou contrato de fornecimento do software de programação horária WPLEX-ON com a Friburgo Auto Ônibus, operadora exclusiva do transporte urbano de Nova Friburgo, cidade do estado do Rio de Janeiro com 180.000 habitantes.




work

XIX Semana da Computação na UDESC

25 de setembro de 2017

A WPLEX participou da XIX Semana da Computação na UDESC - Universidade Estadual de Santa Catarina, que teve o tema "Os futuros da computação". O evento ocorreu de 18 a 22 de setembro em Joinville, e a empresa foi representada pelo Dr. Sylvain Fournier que falou sobre o uso de algoritmos em sistemas computacionais para a melhoria da mobilidade urbana.




work

Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional em Santa Catarina

31 de agosto de 2017

O Dr. Sylvain Fournier, da WPLEX, proferiu palestra sobre as contribuições da pesquisa operacional para a melhoria da mobilidade urbana na sessão plenária do 49º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, realizado de 27 a 30 de agosto em Blumenau, pela SOBRAPO - Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional. A WPLEX apresentou, também, o artigo “Fast Heuristic to Generate New Workdays in a Column Generation Procedure Applied to the Bus Driver Scheduling Problem” (Heurística para criação de jornadas de trabalho para o problema de geração de colunas aplicado à programação de jornadas de motorista), de Sylvain Fournier, Eduardo Hulse e Eder Pinheiro.




work

Florianópolis conta agora com sistema inteligente de transporte

22 de agosto de 2017

O prefeito Gean Loureiro inaugurou ontem o Centro de Controle de Operações (CCO) do Transporte Coletivo de Florianópolis e lançou o App “floripanoponto” para smartphones. O CCO conta com um moderno sistema de monitoramento que controla a operação da frota de 540 ônibus e mais de 8.000 viagens por dia. O sistema utiliza computadores de bordo equipados com GPS, que permitem rastrear, obter a telemetria do veículo e trocar mensagens com o motorista. O App, disponível para iOS e Android, informará ao usuário como chegar ao destino, e o horário que o ônibus irá passar em tempo real, beneficiando 200.000 usuários diários. No início, serão fornecidas informações somente para as linhas executivas e, após 30 dias, o serviço será estendido às linhas convencionais. A solução foi desenvolvida pela WPLEX e fornecida para o Consórcio Fênix, operadora do transporte de passageiros da cidade.




work

App Partiu SBC

05 de julho de 2017

A Prefeitura de São Bernardo do Campo lançou ontem o aplicativo “Partiu SBC”, para previsão de horários em tempo real dos ônibus da cidade. O Aplicativo foi elaborado pela WPLEX para a SBCTrans, operadora do transporte de passageiros do Município, e beneficiará 250.000 usuários. O Prefeito Orlando Morando utilizou o App viajando pela linha 33, embarcando no Terminal João Setti, onde conheceu os painéis eletrônicos de previsão de chegada em funcionamento. Os demais terminais da cidade contarão com painéis de horários no prazo de 30 dias.




work

Expresso Miramar de Niterói com a WPLEX

14 de junho de 2017

A WPLEX firmou contrato de fornecimento do seu sistema de programação horária de transporte urbano com a Expresso Miramar, empresa operadora de transporte de passageiros de Niterói, RJ. Com isso, completa-se o processo de adoção da ferramenta pelo Consórcio Transoceânico, formado pela Viação Fortaleza, Viação Pendotiba e Santo Antônio Transportes e Expresso Miramar, que passa a ter todas as suas linhas de ônibus programadas com a solução WPLEX-ON.




work

Informação em tempo real para São Bernardo do Campo

10 de março de 2017

São Bernardo do Campo, cidade paulista com 800.000 habitantes, irá contar com o moderno sistema WPLEX-INFO de informação aos usuários de ônibus. O sistema irá informar as melhores opções de transporte até o destino e os horários em tempo real, através de painéis eletrônicos em terminais de ônibus, internet e aplicativo para smartphone. O contrato de fornecimento da solução foi firmado pela WPLEX com a SBCTrans - São Bernardo do Campo Transportes.




work

Programa de Gestão Corporativa em Osaka

06 de fevereiro de 2017

Fábio Luís Engleitner, Gerente de Desenvolvimento da WPLEX Software, foi selecionado pela HIDA - Overseas Human Resources and Industry Development Association, agência de cooperação técnica do Ministério da Indústria do Japão, para o programa de gestão corporativa avançada PJCM 2017 - Program for Japanese Corporate Management, a ser realizado em fevereiro, em Osaka no Japão. Fábio foi o único brasileiro selecionado dentre os 25 participantes internacionais.




work

WPLEX é escolhida para fornecer o sistema ITS de Florianópolis

19 de janeiro de 2017

A WPLEX firmou contrato de fornecimento de sistema ITS com o Consórcio Fênix para a cidade de Florianópolis. O sistema irá monitorar a frota de 540 ônibus e fornecer horários em tempo real para mais de 200 mil usuários diários, através de painéis eletrônicos em terminais de ônibus, internet e aplicativo móvel com capacidade para atender o usuário com deficiência visual. O Centro de Controle ficará sediado na sede do Consórcio em Capoeiras.




work

Pesquisa operacional para a mobilidade urbana

24 de novembro de 2016

No dia 26 de outubro, o Dr. Sylvain Marcel Robert Fournier da WPLEX esteve em Joinville, SC, para proferir palestra sobre as contribuições da pesquisa operacional à inovação na mobilidade urbana, na UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, aos alunos da disciplina de Roteirização e programação de veículos da Engenharia de Transportes e Logística, e na sequência, esteve na UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina, para falar sobre o mesmo tema com os professores e alunos do curso de Mestrado em Computação.




work

48º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional

13 de outubro de 2016

A WPLEX participou do 48º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, com o trabalho “Generating Pareto Trip Plan Options According to Bus Passenger Preferences”, (Opções pareto-ótimas de plano de viagem de acordo com as preferências do passageiro de ônibus), de Sylvain Fournier, Eduardo Hulse e Eder Pinheiro. O evento realizado entre 27 a 30 de setembro, em Vitória, ES, foi promovido pela SOBRAPO - Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional.




work

Piracicabana Praia Grande contrata o software WPLEX-EP

08 de setembro de 2016

A Viação Piracicabana de Praia Grande, São Paulo, firmou contrato de licença do software WPLEX-EP para a confecção das escalas periódicas e de atividades diárias de motoristas. A empresa é operadora exclusiva do transporte municipal de passageiros da cidade.




work

SISTRAN Engenharia

25 de agosto de 2016

Pertencente ao Grupo GPO - multinacional presente em 20 países, a SISTRAN, empresa brasileira de engenharia de projetos na área de transportes, infraestrutura, indústria e energia, irá utilizar a ferramenta WPLEX-ON de programação de horários de transporte de passageiros no atendimento às demandas de seus clientes.




work

VLT da Baixada Santista

15 de julho de 2016

O VLT - Sistema de Veículo Leve sobre Trilhos - que liga Santos a São Vicente, em São Paulo, tem sua operação planejada com o software WPLEX-ON de programação horária de transporte de passageiros. Operado pela BR Mobilidade Baixada Santista, das 15 estações previstas, 10 já se encontram em funcionamento.




work

Visita da Faculdade Borges de Mendonça

06 de junho de 2016

Os alunos do curso de graduação em Administração de Empresas da Faculdade Borges de Mendonça de Florianópolis estiveram na WPLEX para conhecer as práticas de Recursos Humanos da empresa. Foram apresentadas características do Processo de Seleção, Cargos e Salários, Avaliação de Desempenho, Clima Organizacional, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Organizacional. Os estudantes vieram acompanhados pelo Prof. Fernando Bastos, e foram recebidos pela Suelen Reis e Thiago de Araújo da WPLEX.




work

Rastreamento GPS para São Bernardo do Campo

30 de maio de 2016

A WPLEX firmou contrato de upgrade do sistema WPLEX-CO com a SBCTrans - São Bernardo do Campo Transportes, operadora exclusiva do município de São Bernardo do Campo, São Paulo, com uma frota de 438 ônibus. Com o upgrade, a SBCTrans passará a utilizar equipamentos embarcados compostos por AVL com modem GPS/GPRS e terminal MDT para comunicação com motorista.




work

ABC e Publix com a WPLEX

10 de maio de 2016

A Auto Viação ABC e Transportes Publix, empresas pertencentes ao Grupo ABC, firmaram contrato com a WPLEX de fornecimento do software WPLEX-ON de programação horária de transporte de passageiros por ônibus. A solução será integrada ao sistema WPLEX-CO de monitoramento de frotas por GPS utilizado pelas empresas desde 2013. A ABC e Publix operam as linhas intermunicipais que ligam São Bernardo do Campo e Santo André a São Paulo.




work

WPLEX em Joinville

02 de abril de 2016

A WPLEX fechou contrato de fornecimento do software de programação horária WPLEX-ON com a Transtusa Transporte e Gidion Transporte para o planejamento da operação das linhas urbanas de Joinville, cidade catarinense com 560.000 habitantes.




work

Urbi Mobilidade Urbana

03 de março de 2016

A WPLEX fechou contrato de fornecimento do software de programação horária WPLEX-ON para o planejamento da operação das linhas urbanas da Urbi Mobilidade Urbana. Com uma frota de 528 ônibus, a Urbi opera diariamente 4.000 viagens no Distrito Federal.




work

Grupo Melissatur com a WPLEX

16 de fevereiro de 2016

A WPLEX firmou contrato de fornecimento do software de programação horária WPLEX-ON para o planejamento da operação das linhas de ônibus do Grupo Melissatur. Um dos mais tradicionais do Paraná, o Grupo é formado pelas empresas Transportes Coletivos Nossa Senhora da Piedade, Empresa de Ônibus Campo Largo, Viação Tamandaré, Auto Viação Antonina e Viação Santa Clara, que operam nas cidades de Curitiba, Campo Largo, Rio Negro e União da Vitória, no Paraná, Mafra e Porto União, em Santa Catarina.




work

CONEMB 2015

04 de novembro de 2015

Nos dias 26 a 30 de outubro, aconteceu em Joinville, SC, o II CONEMB - Congresso Nacional das Engenharias da Mobilidade. O Dr. Sylvain Marcel Robert Fournier da WPLEX esteve presente e proferiu a palestra entitulada “Melhorias da Mobilidade Urbana através da Matemática Aplicada".




work

BR Mobilidade Baixada Santista

08 de outubro de 2015

A BR Mobilidade Baixada Santista contratou a WPLEX para o fornecimento do software WPLEX-ON para a programação horária de sua frota de 460 ônibus, utilizados na operação das linhas intermunicipais da Baixada Santista, de Santos aos municípios de Praia Grande, Itanhaém e Peruíbe, em São Paulo.




work

Transpúblico 2015

05 de setembro de 2015

Nos dias 1 a 3 de setembro, a WPLEX esteve no Transamérica Expo Center em São Paulo, SP, expondo seus produtos na Feira de Negócios Transpúblico do Seminário Nacional da NTU 2015. O evento é organizado pela Associação das Empresas de Transportes Urbanos.




work

47º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional

30 de agosto de 2015

A WPLEX participou do 47º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, com o trabalho “Programação integrada de viagens e veículos a partir de uma frota pré-determinada”, de Tatiana Cunha de Mello e Sylvain Fournier. O evento realizado entre 25 a 28 de agosto, em Porto de Galinhas, Pernambuco, foi promovido pela SOBRAPO - Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional.




work

Usuários de ônibus apostam em aplicativos para fugir do trânsito

13 de julho de 2015

Para o diretor de projetos da WPLEX Software, empresa da capital que desenvolve softwares e aplicativos para o transporte público, Wan Yu Chih, a tecnologia voltada ao trânsito chegou para ficar. Os passageiros de ônibus, assim como quem anda de carro, não gostam de esperar e, se precisarem fazê-lo, preferem ter uma previsão de tempo de espera. “A espera assim se torna menos desagradável”, pontua Chih. A empresa em que ele atua fornece tecnologia para muitas cidades onde a frota de ônibus tem GPS. Notícia publicada no Notícias do Dia de Santa Catarina.




work

Santo Antônio e Garcia com a WPLEX

02 de julho de 2015

A Santo Antônio Transportes, empresa operadora do sistema municipal de Niterói, e a Expresso Garcia, operadora do sistema intermunicipal que faz a ligação Rio-Niterói, firmaram contrato de utilização do software WPLEX-ON de programação horária de transporte de passageiros por ônibus. As empresas pertencem ao mesmo Grupo de empresas da Viação Fortaleza, cliente WPLEX desde 2011.




work

INTRANS 2015

28 de junho de 2015

Nos dias 23 a 25 de junho, a WPLEX esteve presente em Santos, SP, expondo seus produtos na Feira de Negócios INTRANS do Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, promovido pela ANTP - Associação Nacional do Transporte Público.




work

Grupo Sobral adota o sistema WPLEX-CO no Litoral Paulista

23 de abril de 2015

O Grupo Sobral firmou contrato com a WPLEX para o uso do sistema WPLEX-CO de monitoramento de frotas por GPS para as empresas Translitoral Transportes, Viação Bertioga e Guaiúba Transportes, que operam o transporte de passageiros nas cidades do Guarujá, Bertioga e Santos, em São Paulo.




work

UFRGS e WPLEX firmam Acordo de Cooperação

01 de setembro de 2014

A UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a WPLEX Software firmaram um Acordo de Cooperação Técnica para a realização de pesquisas e intercâmbio técnico na área de Pesquisa Operacional aplicados à operação de sistemas de transporte público de passageiros. Por parte da UFRGS, as ações do Convênio serão desenvolvidas pela Escola de Administração de Empresas da Universidade.




work

Piracicabana adota o software WPLEX na Baixada Santista

10 de janeiro de 2014

A WPLEX firmou contrato de fornecimento do software WPLEX-ON de programação horária para o planejamento da operação das linhas urbanas da Viação Piracicabana de Santos e Viação Piracicabana de Praia Grande. Em 2013, a empresa de Santos conquistou o Prêmio ANTP de Qualidade, estando entre as três melhores empresas de transporte público do país.




work

Grupo Mauá adota o sistema WPLEX-ON

09 de novembro de 2013

A WPLEX fechou contrato de fornecimento do seu software de programação horária WPLEX-ON para o planejamento da operação e escala de tripulantes das linhas metropolitanas e urbanas do Grupo Mauá. Com uma frota total de quase 700 ônibus, o Grupo Mauá é um dos maiores grupos empresariais de transporte urbano do Rio de Janeiro, e atua na Região de São Gonçalo. É composto pelas empresas Viação Mauá, Auto Viação ABC, Auto Ônibus Alcântara e Icaraí Transportes.




WPLEX

Uma empresa que contribui para tornar as cidades inteligentes, com tecnologia e inovação.

Saiba mais